Procurar

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Anorexia de Oposição

anorexia de oposiçãoA anorexia infantil não tem as mesmas causas da anorexia que ocorre em adolescentes. Ela pode ser de dois tipos:

Um deles é raro, onde a criança apresenta nítidos apavoramentos diante da comida, e consequente recusa, juntamente com outras perturbações, como insônias severas e isolamento.

O outro tipo pode aparecer nos primeiros meses de vida e durar anos, até mesmo chegar à idade adulta. A criança pode perder o apetite por estar doente com alguma virose ou por causa do crescimento dentário. Os pais não aceitam essa situação, então para tentar solucionar eles tentam de tudo para fazer a criança comer, até mesmo aplicar castigos, mas isto não adiantará, muito pelo contrário a refeição pode se tornar um trauma e ai sim desenvolverá a anorexia, chamada também de anorexia de oposição, que seria uma "guerra" entre os pais e a criança. 

A criança com anorexia de oposição desenvolve algumas características:

-A opinião dada por outra pessoa será interpretada por ela como uma ordem. Por exemplo: “Vamos caminhar?”, “Não, eu faço o que eu quiser...”

-O desenvolvimento motor é muito ágil, está a frente das outras crianças. Isso ocorre devido ela ter fugido dos primeiros cuidados, como alimentação no seio ou mamadeira. 

-Não gostam de ser pegas no colo.

-Não possuem medo diante do estranho: tem mais facilidade em se alimentar diante de estranhos do que com a família, pois a mesma é uma ameaça.

Em torno dos 7 a 8 anos de idade a anorexia infantil pode se tornar uma obesidade, pois a criança começa a entender o que é a morte e assimila o medo dos pais de que ela poderia morrer se não se alimentar direito, então come sem controle.

Jamais os pais devem obrigar a criança a comer, ou ameaçá-las com castigos, elas não irão morrer.

Nenhum comentário: