Procurar

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Desnutrição e Recuperação

desnutriçãoPara identificar desnutrição na criança em razão da anorexia, é feita por um médico a verificação de sinais nos tecidos epiteliais, como pele, olhos, cabelos e mucosa bucal. O exemplo destes sinais são sangramento gengival, gengivite, cabelos quebradiços e finos, apatia e excesso de sono.

Para auxiliar, também é feito levantamento de toda a história alimentar da criança: quais e como são oferecidos os alimentos, qual o intervalo entre as refeições, quem alimenta a criança, como ocorreu a amamentação e o desmame, quando e como foi notado o início do problema.

É observado pelo médico durante a consulta o peso, altura, medidas da criança e como é seu relacionamento com a família, pois o que ocorre hoje em dia é que os pais e a família em geral deixam os momentos de ansiedade, tensão e stress para a hora da alimentação.

Os pais não entendem que a razão da anorexia pode ser emocional, solicitando ao médico substâncias conhecidas como "estimulantes do apetite". Muitas vezes, essas drogas agem como tranqüilizante de uma mãe aflita, melhorando a relação entre ela e a criança, tendo como conseqüência o aumento do apetite da mesma. Só que pode ser uma ação transitória, já que as causas fundamentais prevalecem. 

Um tratamento para anorexia infantil busca principalmente recuperar o prazer da criança em se alimentar além de recuperá-la nutricionalmente é claro. Em situações extremas, como problemas graves na dinâmica familiar ou distúrbios emocionais sérios na criança, há a necessidade de encaminhamento a um
psicoterapeuta.

Nenhum comentário: