Procurar

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Riscos

Sabe-se que a insatisfação com o corpo é um dos principais motivos para a incidência da anorexia, estudos vêm mostrando que o descontentamento com o físico está começando cada vez mais cedo.

Um estudo realizado em 2007 pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indicou que entre os 1.183 alunos de 6 a 18 anos, matriculados no ensino fundamental e médio de 20 escolas em Belo Horizonte, apontou que 62,6% estavam insatisfeitos com o próprio corpo, embora mais de 80% do total estivesse dentro do peso normal. Cerca de 34% gostariam de ser mais magros e 29% de ganhar peso. Entre os insatisfeitos, 32% eram homens e 30,6% mulheres.

“O que mais chama a atenção é que não houve diferenças estatísticas significativas de acordo com a idade. O nível de insatisfação corporal foi praticamente o mesmo entre as crianças de 6 anos e os adolescentes de 18 anos”, disse Ana Elisa Ribeiro Fernandes, médica pediatra e autora do estudo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O problema é mais comum nos jovens pela formação da personalidade, pela pressão que sofrem e por buscarem uma inserção em grupos; entretanto, especialistas também alertam para a anorexia em idosos, principalmente por ser mais fatal e representa 78% das mortes pela doença

Nenhum comentário: