Procurar

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Anorexia Nervosa

Patologia associada à baixa autoestima, possui como principal característica a recusa do paciente em se alimentar regularmente. O anoréxico geralmente se acha gordo ou tem um medo incontrolável de engordar, por isso tenta controlar, de forma obsessiva, a quantidade de alimentos que ingere.

Considera-se anoréxico quem está entre 10% a 15% abaixo do peso médio correspondente à idade, sexo e altura. Mesmo assim, deve-se manter atenção constante nos hábitos alimentares, pois a privação de alimentos, mesmo que a pessoa ainda esteja dentro do peso, é prejudicial à saúde e em pouco tempo pode causar anorexia.

Em alguns casos, os anoréxicos comem em quantidade normal na refeição, mas, para compensar, passam longo tempo em jejum. Na maioria das vezes, buscam alguma justificativa para não comerem ou então apenas alegam a falta de apetite. Existem aqueles que não se acham gordos, mas que vivem um caos emocional. Estes têm medo de perder o controle sobre a quantidade de alimento que ingerem e passam a se controlar severamente.

Nenhum comentário: