Procurar

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Como entender essas pessoas

Atualmente muito se tem ouvido falar em transtornos alimentares, especialmente a Anorexia e a Bulimia Nervosa, que tornaram-se pauta na mídia devido à morte de jovens do mundo da moda que os vivenciavam e pela história de vida da personagem Gisele, da novela "Páginas da Vida" lembram desta novela ? Na época aposto que poucas pessoas entendiam o que acontecia com a personagem Gisele não é verdade ? É eram crises de bulimia..

Dr. Elson Mota, médico psiquiatra e psicoterapeuta, ajuda a esclarecer algumas pertinentes questões sobre estes distúrbios do comportamento alimentar, relacionados à percepção da auto-imagem.

1) O que leva uma pessoa a tornar-se bulímica ou anoréxica?

As vezes pode ser difícil identificar com precisão o que leva uma pessoa a tornar-se bulímica ou anoréxica, mas na grande maioria dos transtornos comportamentais, vamos encontrar essa dificuldade. O que sabemos, é que normalmente encontraremos a presença de três elementos básicos:

Os fatores predisponentes (que vão identificar a possibilidade de desencadear esse ou aquele transtorno, normalmente ligados a predisposição genética);

Os fatores desencadeantes ( identificados na presença de um trauma ou um evento marcante que claramente definiu o início da doença) ;

E os fatores psicológicos (no caso da bulimia e anorexia, normalmente ligados à preocupações exageradas em relação a forma física, incrementados pelas exigências da mídia que cultua formas magras e a uma baixa auto-estima desses indivíduos).

Nenhum comentário: