Procurar

domingo, 26 de abril de 2009

Luta contra anorexia é lei


Um grupo de modelos e representantes de agências em Brasília visitou a Câmara Legislativa nesta tarde para divulgar o combate à anorexia e aos distúrbios alimentares. Os visitantes estiveram em plenário e manifestaram apoio a dois projetos de autoria do deputado Paulo Roriz (DEM), que tratam do tema.

O projeto de lei 239/07 - aprovado pela Comissão de Educação e Saúde (CES) e que irá a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nos próximos dias - proíbe a participação, em eventos de moda no Distrito Federal, de modelos com Índice de Massa Corpórea (IMC) abaixo de 18,5, mínimo considerado saudável pela Organização Mundial de Saúde. O segundo projeto (PL 148/07) institui campanhas educativas na rede pública de educação e saúde no DF para orientar a população sobre distúrbios alimentares, como a bulimia e a anorexia nervosa.

De acordo com Paulo Roriz, é preciso agir contra essa realidade, mudando o padrão estético de que magreza excessiva é sinal de beleza. "É preciso também promover a conscientização dos pais para que eles possam reconhecer os primeiros sinais da doença e agir preventivamente", esclarece o deputado. Os sintomas mais frequentes desses distúrbios são perda excessiva de peso, grande preocupação com a aparência, desculpas para evitar comer na frente dos outros, uso de laxantes, diuréticos e remédios para emagrecer.


FONTES: Bruno Sodré de Moraes - Coordenadoria de Comunicação Socialhttp://www.cl.df.gov.br

Nenhum comentário: