Procurar

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Mortes ficam esquecidas

Na semana do principal evento de moda do país, um dos maiores especialistas brasileiros em anorexia e bulimia, o psiquiatra da Universidade de São Paulo (USP), Táki Cordás, faz um alerta: a indústria da moda não está cumprindo o que prometeu quando a modelo Ana Carolina Reston morreu, em 2006. Para o médico, a luta contra os transtornos alimentares foi deixada de lado.

A morte da modelo paulista comoveu o Brasil e foi notícia em todo o mundo em novembro de 2006. Aos 21 anos de idade, Ana Carolina, que já havia trabalhado em algumas das principais agências do país, morreu de infecção generalizada após passar mais de um mês internada com insuficiência renal causada pela falta de comida. Ela pesava apenas 40 quilos, muito pouco para os seus 1,72 m de altura. Quando a menina morreu, todo mundo foi aos jornais para falar. As agências saíram dizendo que mudariam as regras, os eventos prometeram grandes iniciativas. Um ano e meio depois, está tudo a mesma coisa. Não se fala mais nisso. Esses programas de prevenção anunciados na época só serviram para fazer uma cortina de fumaça após a morte da modelo. Hoje, as meninas continuam morrendo - alerta Cordás, responsável pelo Ambulim (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares) do Hospital das Clínicas de São Paulo – considerado o maior centro do tipo na América Latina.

SPFW
Desde a morte de Ana Carolina, a organização do São Paulo Fashion Week criou um programa de prevenção a transtornos alimentares, que já ofereceu palestras a modelos feitas por membros do próprio Ambulim. Segundo a coordenadora do projeto, Bell Kranz, desde janeiro de 2007, o SPFW proíbe menores de 16 anos de desfilar e exige um atestado médico para todas as modelos que participam do evento.Na mesma época, a semana da moda de São Paulo distribui entre as modelos uma cartilha sobre o assunto.

- É um material que ensina as meninas que é preciso manter a saúde e se alimentar direito. Quer emagrecer? Pode, mas com saúde, comendo direito. A cartilha dá dicas voltadas especialmente para elas, que têm um dia-a-dia muito atribulado. Ensina como comer quando está trabalhando 20 horas seguidas, por exemplo - explicou Bell Kranz.

Versões alternativas da cartilha foram lançadas nas edições seguintes do SPFW. Em junho de 2007, foi feita uma versão para os pais das modelos, ensinando como ficar de olho na saúde das filhas.

- Muitas meninas moram muito longe de casa, sozinhas. Mostramos para os pais como fazer para garantir que elas estão se alimentando direito, mesmo tão distantes - afirma Bell.

A cartilha desta edição, ainda não lançada, será voltada aos professores de educação infantil.

- Os transtornos alimentares estão se espalhando como um todo. Os casos estão aumentando em crianças e em mulheres acima dos 40 anos – coisa que não se via no passado. E estão crescendo também entre os homens - explica o médico.

Fonte : www.clicrbs.com.br

Você já teve ou conhece alguém que tenha passado por um transtorno alimentar? Deixe seu comentário

Nenhum comentário: